quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Percepção do Risco- Segurança do Trabalhador

A palavra risco, deriva do italiano antigo "risicare", que sinifica ousar. Nesse sentido, o risco é uma opção e não um destino. É das ações que ousamos tomar, que dependem de nosso grau de liberdade de opção.
A grande pergunta que nos cabe a responder como gestores e responsáveis por nossos liderados, é  por que as pessoas se arriscam no dia a dia de trabalho, colocando sua integridade à frente de qualquer tarefa.
Exemplos:
Por que ele entrou ai ?
O que leva uma pessoa não ter a percepção de risco? Será que avaliou a tarefa antes de começar? Será que o lider ajudou ele a pensar e deu tranquilidade para efetuar a recusa e achar a melhor forma?




Por que alguém arma uma arapuca dessas para si mesmo e para seus colegas?
Nesse dia que tirei essa foto, posso afirmar que uma dezena de pessoas, entre  lideres, passaram ai e não fizeram nada?

A percepção de risco passa por uma profunda análise da cultura organizacional das empresas, isso é, se faz necessário que segurança seja agenda fixa das discussões, que treinamentos e ferramentas sejam fortemente massificadas e principalmente que sejam uma FILOSOFIA e não apenas uma PROGRAMA.

A percepecção ao risco tem que ser exercitada e treinada. As pessoas só podem fazer uma atividade, se conhecem profundamente os passos da tarefa, fazer excelentes APR´s (análise preliminar do risco) e APT´s (autorização prévia de trabalho), quando necessário.
Na APR, não pode ser apenas o preenchimento com um X dos riscos e sim uma avaliação profunda desses e as medidas de mitigação e eliminação. Infelizmente muita gente, mesmo com essa poderosa ferramenta (que claro não elimina, mas reduz drasticamente a potencialidade), ainda não a faz corretamente, perdendo a chance de avaliar todo o cenário, planejar e achar modos mais seguros.
Outra coisa é a APT, que muitos funcionários e lideres só preenchem para apresentar se alguém pedir ...Caros lideres, quando você assina um documento como esse e, por acaso ocorre um acidente, seu nome estárá lá e será feita a investigação...será que não vale a pena fazer as coisas corretas.?Analisar, estar junto com pessoal...claro que cada um cuida de sua segurança, mas se as pessoas tem a facilidade de questionar e parar a atividade na dúvida, será que não é melhor?
Com a falta de mão de obra no nosso país, estamos cada vez tendo pessoas mais jovens e inexperientes em nosso ambiente fabril e estamos comentendo erros de colocar esse pessoal para executar tarefas sem o devido treinamento e acompanhamento...Cuidado, senão aumentaremos a legião de multilados no Brasil
Faça sua parte, cuide da sua segurança, olhe pelo outro, exercite a percepção de risco com você e seus colegas

Não seja esse tipo de lider.....


Fabio Martins


Reconhecimento


Uma das grandes características de um lider é saber reconhecer seus liderados a cada conquista, seja ela grande ou pequena. As pessoas precisam disso para crescer.
Caro gestor, isso não doi nada...basta tentar. Nã delegue para a empresa somente os programas de reconhecimento oficiais ou os PPR´s, fale com seu liderado, bata nas costas, aperte sua mão, apresente a melhoria num café da manhã ou almoço para que todos vejam... tenha certeza que vc vai colher resultados...
 
Objetivos de se fazer reconhecimento para os profissionais:
  1. Encoraja o contínuo esforço dos liderados para atingir seus objetivos
  2. Melhora o relacionamento entre o líder que reconhece e o liderado que recebe
  3. Comunica que você valoriza e aprecia cada liderado
  4. Diz ao liderado que o líder não tem medo de altos desempenhos
  5. Comunica que os objetivos atingidos são apreciados
  6. Comunica os valores e objetivos organizacionais

Barreiras que impedem o reconhecimento:
  • Eu não tenho tempo
  • Eu não sei como fazê-lo
  • Eu não quero ser percebido como fraco
  • Prover reconhecimento me deixa embaraçado
  • Nunca fui reconhecido, eu não tenho um modelo
  • Eu tenho muitos empregados para praticar o reconhecimento de forma efetiva
  • Meus empregados esperarão um aumento salarial se eu lhes fizer um reconhecimento
  • Os empregados são pressupostos a fazer seu trabalho. Por que eu deveria reconhecer ?
  • Nossos empregados sabem que estão fazendo um ótimo trabalho
  • Eu me sinto um tolo reconhecendo o trabalho de meus empregados
  • A maioria das pessoas está motivada e não precisa ser reconhecida
  • Eu não me preocupo com o progresso e crescimento de meus empregados


Orientações para praticar o reconhecimento:

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Revista Exame- O que não falar para nossos funcionários

1. "Boa idéia, agora se nós também ..."
Bem sucedidos ou não na empreitada de dar sugestões, todos os colaboradores querem contribuir, agregar valor à empresa em que trabalham. E, do ponto de vista deles, as boas ideias quase nunca são as suas. Já imaginou, então, o quão desmotivador é dividir uma ideia com o chefe e ele apenas pensar em como melhorá-la? Pois é, isso é desmotivador, sem dúvida.Quando um colaborador te trazer uma ideia certifique-se que ele permaneça com ela, antes de traçar um plano de implementação com base na sugestão dele. Experimente dizer: “Uau, isso é realmente uma boa ideia” e pergunte como ele chegou até ela e como ele acha que deveria implentá-la. Muitas vezes, o funcionário já tem as respostas e, se não, você pode ajudá-lo a seguir na direção certa. Mas nunca o deixe de elogiar por isso.
2. "Olhe. Eu estou no comando aqui"
Lidar com opiniões diferentes ou mesmo com uma discussão aberta é um desafio para qualquer gestor. É fácil sentir-se inseguro e defensivo nessas horas. Quando isso acontece, você pode ser tentado a cair abrir mão de uma regra crucial sobre gestão: aquele que tem o ouro faz as regras.Recorrer ao “eu estou no comando” para acabar com uma discussão com os empregados é desnecessário, já que todos ali sabem disso. Além do que, dizer isso destrói qualquer sentimento de colaboração, trabalho em equipe. Ao contrário, se você argumentar de uma maneira lógica e deixar claro que todos estão juntos atrás de um mesmo objetivo, não há como desmotivá-los.Não tenha medo de voltar atrás. Não tenha medo de dizer suas opiniões iniciais ou que as decisões foram erradas. Os subordinados irão te respeitar ainda mais se você admitir que cometeu um erro.
3. "Eu tenho uma grande oportunidade para você"
As chamadas grandes oportunidades pelos gestores quase nunca são grandes, já que a frase é tipicamente seguida pela "oportunidade" de assumir um trabalho adicional ou lidar com um projeto que ninguém quer. Você pode dizer isso de outra maneira, como: "Na próxima semana você vai começar a trabalhar em um novo projeto com o nosso melhor cliente".Afinal de contas, a pessoa sabe o que é uma grande oportunidade para ela e, a fazer se animar para depois a enviar a uma realidade imposta e pouco agradável, fará com que ela fique irritada. Oportunidades verdadeiramente grandes não necessitam de anúncios vazios. Não a venda em vão ou você vai deixar seus funcionários se sentirem vendidos.
 4. "Cara, eu estou ansioso para a minha viagem para a Europa"
Alguns empresários acreditam que seus empregados serão inspirados por seu sucesso (visível). Mas a maioria não é.Quanto mais você falar sobre como você é bem sucedido, seja aberta ou implicitamente, mais seus funcionários se ressentem do fato de que seu sucesso é baseado no trabalho duro dele.Nunca se gabe do seu sucesso aos seus funcionários. Seja humilde.
5. "Eu já fiz o suficiente"
Perspectiva é tudo. Da sua perspectiva, ter um negócio ou uma posição de destaque pode ser estressante, desgastante, e avassaladora. Do ponto de vista do empregado você teria que feito tudo para merecer estar onde está.Os empregados não querem sentir a sua dor. Nunca espere que eles criem empatia por você dessa forma. Se você deve falar sobre o trabalho de um dia duro, fale sobre como o dia era um desafio e todo mundo se uniu para fazer as coisas acontecerem. Ou divida o quanto você gosta de ajudá-los.Desligue sempre um dia difícil em uma forma de reconhecer o quão duro seus funcionários trabalharam - e não o quão duro você trabalhou.
6. "Não"
Dizer não só é bom quando essa palavra vem seguida por um por que. Explicações são sempre necessárias quando você recusa um pedido ou recusa uma idéia, mesmo que o raciocínio por trás da decisão pareça óbvio.Uma das principais funções de um gestor é lidar com pessoas, trabalho que inclui uma habilidade sem limite de paciência para explicar o quanto for preciso.
7. "Nós"
Nós é uma palavra poderosa, exceto quando não usada corretamente.Em público, diga "eu" quando a sua empresa comete um erro. Diga "nós" quando fizer algo bacana. Dentro da empresa, diga "você" quando um funcionário fizer algo que mereça elogio. Diga "nós" quando você faz algo assim, porque seu sucesso é sempre construído por e com base nos esforços de todos a sua volta.

*SEIS AULAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA *


AULA.1.

Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro, sem fazer nada. Um pequeno
coelho vê o corvo e pergunta:
- Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro?
O corvo responde:
- Claro, por que não?
O coelho senta no chão embaixo da árvore e relaxa. De repente, uma raposa
aparece e come o coelho. *

Conclusão: *Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar no topo*.*

AULA.2.*

Na África todas as manhãs o veadinho acorda sabendo que deverá conseguir
correr mais do que o leão se quiser se manter vivo.
Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais que o veadinho
se não quiser morrer de fome. *

Conclusão: *Não faz diferença se você é veadinho ou leão, quando o sol
nascer você tem que começar a correr.**
****
*
AULA.3.*

Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua
encontram uma antiga lâmpada a óleo.
Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio.
O gênio diz:
- Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de
vocês!
- Eu primeiro, eu primeiro. ' grita um dos funcionários!!!!
- Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação
na vida '... Pufff e ele foi
O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido:
- Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento
interminável de pina coladas! Puff, e ele se foi.
- Agora você - diz o gênio para o gerente.
- Eu quero aqueles dois de volta ao escritório logo depois do almoço para
uma reunião!
*
Conclusão: *Deixe sempre o seu chefe falar primeiro*.*
****
*
AULA.4.*

Um padre está dirigindo por uma estrada quando um vê uma freira em pé no
acostamento.
Ele para e oferece uma carona que a freira aceita.
Ela entra no carro, cruza as pernas revelando suas lindas pernas.
O padre se descontrola e quase bate com o carro.
Depois de conseguir controlar o carro e evitar acidente ele não resiste e
coloca a mão na perna da freira.
A freira olha para ele e diz:
- Padre, lembre-se do Salmo 129!
O padre sem graça se desculpa:
- Desculpe Irmã, a carne é fraca... E tira a mão da perna da freira.
Mais uma vez a freira diz:
- Padre, lembre-se do Salmo 129!
Chegando ao seu destino a freira agradece e, com um sorriso enigmático,
desce do carro e entra no convento.
Assim que chega à igreja o padre corre para as Escrituras para ler o Salmo
129, que diz: 'Vá em frente, persista, mais acima encontrarás a glória do
paraíso'.
*
Conclusão: *Se você não está bem informado sobre o seu trabalho, você pode
perder excelentes oportunidades** ****
*
AULA.5 .** *

Um homem está entrando no chuveiro enquanto sua mulher acaba de sair e está
se enxugando.
A campainha da porta toca.
Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender a porta a
mulher desiste, se enrola na toalha e desce as escadas.
Quando ela abre a porta, vê o vizinho Nestor em pé na soleira. Antes que ela
possa dizer qualquer coisa, Nestor diz:
- Eu lhe dou 3.000 reais se você deixar cair esta toalha!
Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica
nua.
Nestor então entrega a ela os 3.000 reais prometidos e vai embora.
Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher se enrola de novo na toalha e
volta para o quarto.
Quando ela entra no quarto, o marido grita do chuveiro:
- Quem era?
- Era o Nestor, o vizinho da casa ao lado, diz ela.
- Ótimo! Ele lhe deu os 3.000 reais que ele estava me devendo?
*
Conclusão: *Se você compartilha informações a tempo, você pode prevenir
exposições desnecessárias******
*
AULA.6.*

Um fazendeiro resolve colher algumas frutas em sua propriedade, pega um
balde vazio e segue rumo às árvores frutíferas.
No caminho ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas e acha que
provavelmente algumas mulheres invadiram suas terras.
Ao se aproximar lentamente, observa várias belas garotas nuas se banhando na
lagoa.
Quando elas percebem a sua presença, nadam até a parte mais profunda da
lagoa e gritam:
- Nós não vamos sair daqui enquanto você não deixar de nos espiar e for
embora.
O fazendeiro responde:
- Eu não vim aqui para espiar vocês, eu só vim alimentar os jacarés!
*
Conclusão: *A criatividade é o que faz a diferença na hora de atingirmos
nossos objetivos mais rapidamente*.*

Segurança do Trabalho como modelo de Gestão Empresarial

Nesses mais de 20 anos de experiência dentro de ambientes empresariais e principalmente em chão de fábrica tenho visto várias transformações, várias linhas de pensamento, várias “reengenharias”. Todas essas tendências, idéias e conceitos, sempre foram úteis para elevar os patamares de excelência das empresas, mas essas transitaram por caminhos mais ou menos tortuosos, mais ou menos acidentados, mais ou menos profundos e sombrios, mas de qualquer forma contribuíram para o conhecimento empresarial ou pessoal dos que participaram dessas transformações.
Tenho visto que muitos empresários têm uma mania de ler um livro do momento, assistir uma palestra de um Guru ou contratar uma consultoria e seguir sem precedentes todos os conceitos, sem analisar o verdadeiro DNA da empresa e sem ouvir seus funcionários, tendo alguns insucessos. O importante, como ouvi uma vez de gerente meu, que o certo é saber  adaptar com muito planejamento esses conhecimentos e ganhar tempo para a implantação.
Em um dos meus desafios profissionais, assumi a Gerencia de uma fábrica, que tinha muitos problemas operacionais e profissionais. O principal desafio era resgatar a auto-estima das pessoas, para conseguir os resultados de forma consistente, pois meus caros.....as pessoas que transformam e realizam. Nós gestores temos que ajudar nesse caminho com uma “liderança pelo exemplo”.
Um dos assuntos principais era a Segurança do Trabalho. Essa fábrica vinha de uma seqüência de acidentes graves e atos inseguros que tiravam nosso sono.
Um dia numa conversa com meus Gerentes de área e o engenheiro de Segurança, fizemos-nos várias perguntas, óbvias mas nunca respondidas: Como vamos fazer para que as pessoas se cuidem? Para que elas coloquem sua integridade na frente do serviço? Para implantar a consciência prevencionista? A empresa já tinha fantásticos programas, especiais técnicos, reconhecidos procedimentos, horas a fio de treinamento, mas só isso não era suficiente.
Enganam-se aqueles gestores que acham que o Departamento de Saúde e Segurança é responsável pela segurança das pessoas...Sinto informar meus amigos lideres de equipe, que VOCÊ é o responsável, VOCÊ é o exemplo, VOCÊ fará a transformação.
Uma vez li um artigo, que comparava o nível de entendimento de informações dadas pelos lideres...pasmem..78% das palavras que um supervisor de área fala são absorvidas pelo liderado e apenas 16% do que o Gerente Geral fala, será absorvido.
Lembro que na década de 90, uma pessoa me perguntou em uma das empresas que trabalhei, quem era o melhor técnico de segurança da fábrica..sem pensar respondi: “... é o Senhor  Tal, ele fica vigiando o pessoal, atrás das colunas e se pega alguém fora da linha ele dá a maior bronca, todo  mundo tem medo dele...” Depois de algum tempo, vi que estava redondamente enganado!!! Claro, que você não pode deixar um ato inseguro passar e não falar nada, claro que você precisa ser energético quando as regras são rompidas, mas qual a lição as pessoas as aprendiam: Quando o Sr X está chegando, tenho que fazer tudo certo e ai não tomo bronca....e nos outros momentos? nos turnos da noite? Nos finais de semana?O que acontece?
Resumidamente, passo a vocês quais foram os caminhos adotados, que fizeram colhermos 2 anos sem acidentes com afastamento e mais de 200 dias sem acidentes sem afastamento.
Os resultados do acidente zero, passam por um profundo compromisso das lideranças em ser o exemplo, isso é, dedicar parte do dia, avaliando as atividades e melhorias. Lembre que a transformação tem que ser TOP-DOWN, não adianta fazer uma discurso bonito e no dia a dia burlar, perdoar, ser conivente...
Algumas ações, resumidamente:
1)      Crie regras de segurança, muitas empresas tem as regras de ouro, regras pela vida, regras de segurança, onde vc sintetiza em poucas frases ou citações, quais são os principais pontos. Essa etapa é importantíssima pois será a sua tábua de valores, e na minha concepção, VALORES SÃO INEGOCIÁVEIS. Com isso você deixa claro para todos qual seu pensamento.
São exemplos:  Use todos os EPI´s necessários para sua atividade; É proibida a entrada de pessoas não autorizadas em áreas restritas; É proibido desativar dispositivos de bloqueio e isolamento.....etc
Divulgue amplamente, faça as pessoas entenderem o que você quer e o que será benéfico para eles. Distribua cartões, folderes, banners, mas o mais importante é conversar e treinar as pessoas.
Crie uma rotina de inspeção  como blitz, visitas na área de dia e noite, ouça as pessoas, seja educativo nas abordagens. Todos tem que entender o que é importante
As regras criadas precisam de procedimentos...faça uma agenda no mínimo anual para revisá-los e treiná-los...as pessoas esquecem as coisas ou acontecem situações que mudam o cenário.
VOCÊ líder, tem que fazer uma matriz de risco, não delegue isso para outros. Construa junto com seu pessoal e coloque em todos os locais possíveis.

2)      Crie um gerenciamento de rotina, uma agenda para os eventos de segurança.
- Todos os dias tem que ter o DDS (dialogo de segurança), tem que acontecer em todos os turnos. Quem deve conduzir esse evento é o líder ou quando não for possível, um preposto como operador líder que realmente passe o recado..não pode ser chato ou leituras longas, tente ser criativo, com fotos, desenhos, falar mais do que ler, as pessoas tem que sentir vontade de ir e participar. Ai o departamento de Segurança te ajuda com dados técnicos.
- Crie um Comitê de Segurança,como agenda formal da planta. Com data, hora e pauta bem dfinida.  Nesse momento tem que avaliar os KPI´s principais, ver estratégias, planos de ação com forte cobrança (tem que ficar claro que não dá para postergar prazos sem justificativas ou bloqueios, pois pode ocorrer um acidente). Nesse momento, também os lideres precisam avaliar os desvios graves de comportamento levantados e tomar decisões com muita seriedade, comparando com as regras. Nesse ponto é importante ressaltar, pois é polemico, mas importante, temos que dar exemplo, por mais doloroso que seja, quando tomamos decisões justas, as pessoas começam a levar a sério a importância da Segurança como educação e acreditam. Vvai ter que dar suspensão, vai ter que demitir...mas muito importante que toda a decisão tem que ser pautada por regras e legislações e não por que o chefe quer se livrar do funcionário por um motivo ou outro.
3) Vamos abolir os super heróis. O que é isso? Aquele funcionário ou chefe que arriscam sua integridade para fazer um determinado serviço ou trabalho. Os gestores tem que buscar educar as pessoas para se preservar. Uma pergunta que sempre faço, é; Quem é a pessoa mais importante no mundo para você? Diversas são as respostas: “...meus filhos”, “minha esposa”, meus pais”...nada disso..VOCÊ é o mais importante. Se você estiver mutilado, afastado, doente, nada poderá fazer pelos seus entes queridos.
Implante a filosofia da Recusa, encoraje as pessoas a usarem essa ferramenta. Elas sentirão que são importantes. Recusa aberta, é sinal vermelho, tem que ter graduação máxima de importância para solução..por favor não deixe aquele funcionário mais experiente fazer a tarefa recusada, sem uma forte análise, junto com o sugestor e mais especialistas sobre a solução uma forma inteligente de fazer.
4) Focar no comportamento prevencionista: Nosso foco para a transformação, como gestores, tem que ser a primeiro momento,  80% focado para comportamento e 20% para condições inseguras. Claro que estou falando de organizações sérias do século XXI que tem o mínimo de visão de segurança. Claro e óbvio que temos que solucionar problemas e condições de risco em primeira estância,  mas sabemos que nem sempre temos orçamentos rápidos, dependências de grandes intervenções, etc. Saiba como isolar o problema e que todos saibam que lá há potencial. Vai ter que ter um plano financeiro com a direção para eliminar as condições.
Faça as pessoas relatarem incidentes  e trate isso. Claro, que no inicio que incentivamos os RI´s, relevamos algumas vezes a qualidade,  mas depois de alguns meses, isso é pontuado para elevar a régua. Óbvio que a demanda aumenta muito para resolver as pendências, e fazendo um filtro semanal, podemos gerar o recurso. Sempre foquem para resolver as CAR (matriz de probabilidade: risco x freqüência) 20 e 25 imediatamente , e depois forçamos nas CAR 16 e 12. A quantidade de RI´s comportamentais aumenta bastante, principalmente com os EPI`s e isso vai gerando um sentimento de um olhando pelo outro.
Para não gerar a frustração das pessoas em levantar os riscos e não verem eles sendo resolvidos, escolha um dia e hora, para levar o follow up para as pessoas,  falar do andamento das soluções, relembrar os riscos e bloqueios. Esse gesto você mostra  que está olhando, não caindo a ferramenta no descrédito.
5) Reconheça as boas práticas de segurança em bom som e tom. Cada conquista é importante
Crie momentos de reconhecimento, faça seus funcionários apresentarem as melhorias realizadas, premie as pessoas que mais relatam...não precisa dar grandes prêmios..nós nos enganamos muitas vezes...se coloque no lugar..é tão prazeroso receber um parabéns em público
Levantei alguns pontos importantes mas com certeza para falar desse assunto podemos escrever um livro. Só posso dizer que lideres que colocam a Segurança na sua gestão colhem melhorias substâncias de produtividade, custos e o mais importante é um ambiente de trabalho com altíssima favorabilidade, pois atendemos necessidades básicas.
Só falo a todos que não deleguem isso para o departamento de segurança...Use-os como apoio técnico pois eles tem o grande conhecimento e podem ajudá-lo.
Resultados de segurança a gente comemora por no máximo 5 minutos pois temos que ser incansáveis nesse assunto.

Fabio Martins