segunda-feira, 21 de maio de 2012

Minutos de segurança


MINUTOS DE SEGURANÇA - REGRAS  IMPORTANTES  -



1. Comece no horário no programado, cumprimentando a todos com entusiasmo.

2. Tenha sempre em mente o objetivo do MINUTO DE SEGURANÇA: “Criar condições para que os trabalhadores possam trocar informações, apresentar idéias, comentar dúvidas e dificuldades relacionadas à Saúde, Segurança (preferencial) e Meio Ambiente”.

3. Considere sempre as características do grupo, busque temas interessantes e atuais. Peça sugestões, pesquise na internet, jornais, traga “causos” interessantes. Use acontecimentos do dia-a-dia da equipe como algo ocorrido, com familiares, no trânsito, fatos importantes divulgados pela imprensa, entre outros assuntos que possam servir de fonte de aprendizado ao grupo. Se tiver algum ponto importante nas atividades do dia, realce este assunto.

4. Faça MINUTO DE SEGURANÇA sobre o “MINUTO DE SEGURANÇA” explicando o seu objetivo e funcionamento. Deixe claro a importância da participação ativa de todos.

5. Incentive a participação do grupo, convidando-os a conduzirem o MINUTO DE SEGURANÇA. Você pode elaborar uma escala de rodízios de coordenadores, repasse essas dicas ao próximo coordenador; planeje o local e o assunto a ser tratado. Se for algum assunto muito especial para o grupo, combine até outro horário e local.

6. Exponha o assunto de forma clara e com linguagem adequada, considerando o nível de entendimento dos participantes. Dê preferência para vídeos (curtos), ilustrações e “causos”.

7. Recomenda-se 10 minutos para realização dos MINUTOS DE SEGURANÇA, podendo variar de acordo com o interesse do grupo, a importância do tema e a habilidade do apresentador que está coordenando, assim como do volume de registros discutidos no Ritual da Pedra de Segurança.

8. MINUTOS DE SEGURANÇA é um instrumento para uso diário de forte influência

9. Assuntos colocados e não resolvidos no momento, retorne no próximo com a solução e/ou posicionamento.

10. Eventualmente, convide profissionais de outras áreas para falar sobre temas técnicos. Poderão ser convidados médicos, enfermeiros, psicólogos, engenheiros, técnicos, ou seja, pessoas que conheçam mais o fundo o tema a ser tratado.

11. Utilize os últimos minutos para conclusão da idéia inicial. Deixe aberto para exposição de idéias do grupo. Tenha cuidado com sugestões para que não tenha conotação de promessa, pois se a mesma não for cumprida o MINUTO DE SEGURANÇA (e até o próprio instrutor) poderá perder a credibilidade..

12. Para finalizar, vá para a “Pedra de Segurança”, aplicando as diretrizes desta ferramenta.

13. Designe um “secretário” para Registrar os MINUTOS DE SEGURANÇA. . Data, duração, local, assuntos abordados e pendentes, nomes e número de participantes, são dados que devem conter no registro. O registro possibilita o gerenciamento do MINUTOS DE SEGURANÇA como ferramenta para a identificação de novos temas e dos temas já abordados.
Serve também para acompanhamento da participação dos integrantes do grupo durante as reuniões, esta informação deve ser gerenciada pelo coordenador da Área, com o objetivo de atingir 100% da equipe em trabalho de sua área, independente do turno.


14. O coordenador da Área deve fazer análise crítica regularmente com a sua supervisão e convidados, no mínimo semestralmente, desta ferramenta na busca da melhoria contínua.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário