quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Percepção do Risco- Segurança do Trabalhador

A palavra risco, deriva do italiano antigo "risicare", que sinifica ousar. Nesse sentido, o risco é uma opção e não um destino. É das ações que ousamos tomar, que dependem de nosso grau de liberdade de opção.
A grande pergunta que nos cabe a responder como gestores e responsáveis por nossos liderados, é  por que as pessoas se arriscam no dia a dia de trabalho, colocando sua integridade à frente de qualquer tarefa.
Exemplos:
Por que ele entrou ai ?
O que leva uma pessoa não ter a percepção de risco? Será que avaliou a tarefa antes de começar? Será que o lider ajudou ele a pensar e deu tranquilidade para efetuar a recusa e achar a melhor forma?




Por que alguém arma uma arapuca dessas para si mesmo e para seus colegas?
Nesse dia que tirei essa foto, posso afirmar que uma dezena de pessoas, entre  lideres, passaram ai e não fizeram nada?

A percepção de risco passa por uma profunda análise da cultura organizacional das empresas, isso é, se faz necessário que segurança seja agenda fixa das discussões, que treinamentos e ferramentas sejam fortemente massificadas e principalmente que sejam uma FILOSOFIA e não apenas uma PROGRAMA.

A percepecção ao risco tem que ser exercitada e treinada. As pessoas só podem fazer uma atividade, se conhecem profundamente os passos da tarefa, fazer excelentes APR´s (análise preliminar do risco) e APT´s (autorização prévia de trabalho), quando necessário.
Na APR, não pode ser apenas o preenchimento com um X dos riscos e sim uma avaliação profunda desses e as medidas de mitigação e eliminação. Infelizmente muita gente, mesmo com essa poderosa ferramenta (que claro não elimina, mas reduz drasticamente a potencialidade), ainda não a faz corretamente, perdendo a chance de avaliar todo o cenário, planejar e achar modos mais seguros.
Outra coisa é a APT, que muitos funcionários e lideres só preenchem para apresentar se alguém pedir ...Caros lideres, quando você assina um documento como esse e, por acaso ocorre um acidente, seu nome estárá lá e será feita a investigação...será que não vale a pena fazer as coisas corretas.?Analisar, estar junto com pessoal...claro que cada um cuida de sua segurança, mas se as pessoas tem a facilidade de questionar e parar a atividade na dúvida, será que não é melhor?
Com a falta de mão de obra no nosso país, estamos cada vez tendo pessoas mais jovens e inexperientes em nosso ambiente fabril e estamos comentendo erros de colocar esse pessoal para executar tarefas sem o devido treinamento e acompanhamento...Cuidado, senão aumentaremos a legião de multilados no Brasil
Faça sua parte, cuide da sua segurança, olhe pelo outro, exercite a percepção de risco com você e seus colegas

Não seja esse tipo de lider.....


Fabio Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário